Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Meu Diamante Mais Secreto

Meu Diamante Mais Secreto Dedicado à Neusa N. Silva, minha mãe!
 Wanderley Nunes 

 Eu tenho a jóia mais preciosa que qualquer ser humano poderia ter. Eu a coloco desta forma, pois não há outra forma de descrever meu super-herói, meu ídolo, minha vida, meu pedaço de chão, meu porto seguro, meu refúgio; o lugar onde eu sei que vou encontrar paz, calma, tranqüilidade, sossego, amor, atenção, carinho, alegria, conselhos, enfim tudo que eu possa precisar. É na figura de uma mulher doce, calma que eu encontro todas as forças que preciso, sei que herdei boa parte dessa força que a move como uma máquina, sei que herdei também a sensibilidade dela, como a de está escrevendo este texto e querendo chorar. Se eu fosse descrevê-la aqui demoraria muito, daria um livro, aliás, já deu, mas essa é outra história. Meu diamante funciona também como um abrigo que me protege de tudo de ruim que possa me acontecer, quando eu penso assim me vem logo à música Super-Herói do Roberto Carlos que eu sempre relaciono com ela: “Quando você precisar, de alguma coisa de mim, é só me telefonar, que eu virei correndo, eu sou o super-herói, esqueço a dor que me dói pra te tirar de qualquer perigo...”. E é sempre assim, me sinto protegido, me sinto seguro, sei que em qualquer momento, mesmo que eu precise apenas de colo, ela virá. Sei que isso não é pra sempre, sei que nós temos que aprender que, por mais fortes que sejam nossos heróis, eles não são imortais. Só sei que, a minha relação com meu diamante não vem desta vida, vem de outras vidas passadas, nosso elo é tão forte que nada pode quebrar nem mesmo a barreira da vida.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como falar de amor?

Como falar de amor? 
Wanderley Nunes 

 Não sei, sentimento mais estranho, senti isso há tanto tempo que até me esqueci. Me esqueci daqueles tremores ao ver a pessoa amada, de ficar com o sorriso gravado na mente, do som da voz do ser amado ser a minha música mais favorita, os olhares e dos olhos. Ah! Aqueles olhos, como são lindos aqueles olhos esverdeados me despindo como se eu tivesse completamente nu. Como foi avassalador todo aquele sentimento dentro de mim, como tomou conta do meu corpo me fazendo apenas obedecer ao meu coração. Vivi aquele amor. Vivi intensamente, me entreguei de corpo e alma, sei que fui amado, e olha que ainda devo ser. Só que a vida nos prega peças que nos força a esquecer um grande amor, porém, sei que isso nunca vai sair de mim e nunca sairá. Algo tão intenso e bonito não deixa assim nosso coração do nada, mesmo que tudo e todos digam isso passa, ficamos uma boa época achando que não balançaremos mais com esse amor, mas basta apenas uma palavra, um amigo que nos lembre de como era aquele amor, que volta tudo novamente. E como uma onda que vai me tomando aos poucos, absorvendo meu coração e o inundando de lembranças doces, aí depois que bate a nostalgia, o que nos resta a fazer é olhar uma foto e mergulhar nesse mar de lembranças doces. Hoje quando penso nesse amor sinto que meu coração está mais maduro, sinto que eu estou com os pés mais no chão, percebo que mesmo sabendo que esse amor tem suas qualidades, olho para o horizonte e vejo que ele também pode ser a chave de muitos mistérios escondidos dentro de mim. Não amamos uma única vez e sim várias vezes, mas todas de formas diferentes, amores diferentes, em épocas de vida diferente, hoje analiso todos os amores que tive, todos aqueles que vivi, da minha maneira eu fui feliz, da minha maneira eu me entreguei a esse sentimento que nos desarma de surpresa. Dentro de alguns dias preciso rever um grande ex-amor da minha vida, quando me lembro só sinto saudades do tempo que passou, mas sei que eu vivi aquilo, sei que eu não me proibi nada, me permiti e me dei de corpo e alma. Só que, olhando para o hoje vejo as paixões que eu tenho que viver, penso nos rostos que ainda vai invadir meu coração e meu corpo e dizerem, que estão ali e vão ficar mesmo sabendo que já existem paixões antigas guardadas bem lá no fundo peito. Ora, aqui estou eu falando de meus sentimentos, dos meus amores, acho que esse blog está perdendo a sua identidade principal que seria mais dedicado a poemas, poesias e textos e dando espaço aos sentimentos. PS: Tem uma música da Nana Caymmi que se tornou um verdadeiro hino dos amores que passaram. Resposta ao tempo.

Um Poema Dedicado a Você

Um Poema Dedicado a Você P.E.M. 
Wanderley Nunes  

Dia quente Manhã corrida Tarde calma Você surge no MSN. Penso Suspiro Respiro Espero. Você me dá um “Boa tarde” Respondo rapidamente Penso nas minhas cobranças Queria que teu livro saísse esse ano. Nada falo Penso Não devo Me calo. Conversamos Sobre coisas do cotidiano E sinto que esse é mais um ano Que seu livro não vai ser publicado.

Ensina-me

Ensina-me 
Wanderley Nunes 

 Por esses dias cheguei a uma conclusão, que tem pessoas que são amadas, pessoas que são invejadas, pessoas que são desprezadas, pessoas que são ignoradas e pessoas que incomodam por ser quem são. Calma, calma, não vou esculachar ninguém. Então, voltando ao meu texto, hoje me peguei pensando e analisando muitas coisas na minha vida. Confesso a vocês que passar uns dias no interior é bom por isso, você além de descansar, passa a analisar mais você mesmo, pois o tempo que você não tem nada pra fazer, você pensa um pouco e também conhece pessoas que, por mais malícia que tenha no olhar são transparentes, são pessoas diferentes do que estamos acostumados a conviver. São pessoas que por mais longínquas que estejam da nossa cultura urbana, são sinceras nos olhos, nos sorrisos, nos dialetos, etc. Gostam de você sem pedir nada em troca, te cumprimentam como se te conhecesse há anos, falam contigo até te chamando por apelidos carinhosos sem mesmo te perguntar se poderiam ou não te chamar assim. Coisa que numa metrópole como São Paulo é raro, onde as pessoas mal se olham, e quando vêem alguém passando mal sequer desviam do seu caminho para socorrer, aliás, não são todas assim. Esses dias no interior me levaram a refletir muito, funciona como uma espécie de retiro espiritual, onde você descansa a mente, o corpo se reeduca, sente o contato mais próximo com a natureza, ainda mais aqui que foi fundado o primeiro templo budista do Brasil. Afinal descansar, descansar, tomar sorvete, ir à lan-house (pra não perder o hábito) e continuar descansando não faz mal a ninguém. Sinceramente ando pensando e se eu morasse aqui, como seria minha vida, comparando-a com a das pessoas que vivem nessa cidadezinha no meio do nada e com um calor de derreter, minha vida seria mais lenta, mais calma, acho que eu chegaria ao tédio em pouco tempo. Acostumado com o som do trânsito perto da avenida onde moro, acostumado a pegar ônibus lotado, acordar cedo, tomar um café correndo sempre olhando pro relógio, correr pra não perder aquele maldito ônibus cheio de gente, ou com cara feia, ou com cara de sono, ou simplesmente de boca aberta terminando de dormir o sono que deixara na cama. Aqui uma cidade calma, um ônibus a cada hora, às 19 horas eles param de rodar, se você perder o último coletivo da cidade meu amigo e minha amiga, prepare-se, crie coragem e encoraje também as suas pernas e faça todo caminho a pé. O mais cruel disso tudo é que se o cidadão não tiver outro meio de locomoção que não seja o coletivo dançou, vai ficar a pé e o pior de tudo num calor daqueles, pelo menos não vai dar pra reclamar que é sedentário, cada caminhada equivale a umas boas horas de academia seguida de uma sauna. Confesso que eu ainda estou tentando me imaginar aqui, mas definitivamente não consigo, apesar de todos os encantos terapêuticos e visuais, ainda não aprendi a querer essa cidadezinha no fim do mundo, a ponto de ficar aqui para sempre. Ah! Já ia me esquecendo de um detalhe importante: O contato com a natureza é tanto, que um beija-flor sem-vergonha chamado Joãozinho tem a audácia de te tirar do seu momento de descanso e reflexão, fica voando na sua frente quase que batendo as asas no seu rosto a menos de 30 centímetros, só pra te passar a mesma mensagem de sempre, quase que dizendo: “Tire as abelhas do meu bebedouro, quero beber água, estou com sede”. E você que não levante e vá afastar a poucas abelhas que ficam por ali por perto, não terá nenhuma tarde de sono e pensamentos sobre a vida, muito menos conseguirá digitar nada.

A tarde e os seus convites

A tarde e os seus convites 
Wanderley Nunes 

 A noite cai como um manto fresco depois de um dia de calor Calor que revela tudo que está contido Sonhos escondidos Todos os desejos reprimidos Uma tarde de calor convida ao sexo. Uma tarde de calor também é sem nexo Corpos se desmanchando em suor Odores que ocupam a velha colônia vencida Olho para o céu e imagino vejo a noite E penso o que mais querer da vida. Ela. A tarde que tanto me instiga Que tanto me convida Que me leva a pensamentos nunca revelados Fico aqui olhando a noite entrar e a tarde se despedir Como a dona do bordel que fecha as portas no fim do expediente. O que mais me alegra nessas idas e vindas É que a tarde sempre volta com seu calor Calor de arder, mas ela vem dona de si Impondo seu poder e eu fico sempre aqui Com meus pensamentos de que uma tarde de calor é um convite tentador.

Uma Mente Doente

Uma Mente Doente 
Por Wanderley Nunes

 Eu não sei por quê? Mas, ainda me impressiono com as atitudes de algumas pessoas; pessoas que são intituladas como seres humanos, incrível o dom que esses seres têm de ferir, magoar, julgar, condenar e levar o próximo ao fundo do poço em poucos minutos. Bom, gostaria de está sendo exagerado, mas não há como, tem de ser assim. Este post não pode ser diferente, ele tem que chegar bem o mais perto do real possível. Não sei nem como começar a delatar aqui a minha vítima de hoje, mas tenho que fazer, na verdade colocar como vítima é até deixar em bons lençóis o ser humano no qual falarei hoje. Para quem acompanha esse blog e dá sempre uma lida no que eu escrevo, irá entender que o eleito já esteve por aqui em “Uma Mente Carente”, agora para quem nunca leu nada disso, me acha um ridículo escrevendo sobre pessoas do cotidiano e fazendo poemas pra pessoas anônimas, recomendo o Blog da Greice Karioca (Com K pros gringo entende). Brincadeiras a parte, vamos à desforra, nosso eleito já andou passeando aqui pelo blog em uma mente carente e hoje volta em grande estilo, Uma Mente Doente. O que eu não consigo entender é o dom que as pessoas têm de machucar as outras, com uma facilidade absurda, mas o pior de tudo é machucar os outros criando monstros num mundo de fantasias, pulando para um lugar onde tudo e todos estão e sempre estarão contra ele. O chato dessa historinha é que, quem sempre esteve ao lado, quem sempre ouviu, quem sempre se calou, quem sempre guardou e ainda guarda segredos, acaba sofrendo com isso, pois, nosso eleito quando não acha mais quem atingir, decidi despejar em quem esteve ao seu lado toda a sua ira, toda a sua raiva, toda a sua inveja contida, todas as suas vontades reprimidas, todas as suas frustrações que vem acumulando ao longo da vida. E, quem sempre esteve ali o tempo todo do lado do nosso eleito não suporta mais e sucumbi até quase cair, pois, é pego de surpresa e acaba sendo apoiado por uma da ex-vítima do eleito de hoje. Vítima esta, que já está refeita de tudo que sofreu. Essa parte me lembra a música Na Sua Estante da Pitty, onde ela diz mais ou menos assim: “Te vejo errando e isso não é pecado, exceto quando faz outra pessoa sangrar, te vejo sonhando e isso dá medo, partindo pro mundo que não dá pra entrar...” Enfim, nosso eleito, perseguido, sabe-se lá que nome dá a ele aquele filho da p..., poderia tentar pelo menos uma vez pensar nas suas atitudes, pensar no mal que fazes e desejas aos outros, pensar também que pode ter afastado a única pessoa que ainda tinha paciência de ouvir, aconselhar e servir como “amigo”, mas a vida é assim, para o perseguido, foi apenas mais uma descarga de raiva contida do mundo, pra vítima em questão foi a ultima vez que isso aconteceu. Pelo que sei da vítima do perseguido, atitudes serão tomadas. Fica aqui a célebre frase de uma amiga: “... tem situações que não podemos passar apenas do coleguismo...”. Ah! Ouvi também da vítima após me contar tudo o que tinha acontecido a seguinte frase: “Se ele bateu na cara a primeira vez, a culpa é toda dele. Se ele veio pela segunda vez e bateu na minha cara, a culpa é toda minha, pois não tenho vergonha. agora só me resta pegar o resto de dignidade que ainda sobrou e evitar de todas as formas pra que esse tipo de coisa não aconteça...” Nos demais meus caros, creio eu que vamos todos ver pessoas mendigando atenção por aí, ou pior, pra chamar a atenção criando histórias como sempre fez e inventando situações onde monstros o perseguem, para novamente está envolvendo as pessoas numa eterna confusão, confusão essa que é a sua mente doente. Nota: Escrever sobre pessoas do cotidiano é muito complicado, porque não podemos dar nomes aos bois e temos que deixar tudo muito relativo, mas mesmo assim dá uma base ao tema e fazer com que o leitor no mínimo entenda a mensagem.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Um cara apaixonado, uma vilã e uma desnorteada Parte ll

Um cara apaixonado, uma vilã e uma desnorteada
Parte ll 
Por Wanderley Nunes 

 Bom, estou aqui novamente indignado postando o segundo comentário a respeito da situação do meu amigo. Eu não consigo entender mais nada, não sei o que anda acontecendo com as pessoas em geral, nesse caso as mulheres. É complicado tentar entender os motivos pelos quais uma garota fica fazendo de um homem apaixonado um brinquedo, meio que um joguinho, será que ela ainda não percebeu que um dia ele pode cansar de tudo isso? Estranho, mas enfim, não vou passar o meu tempo todo tentando entender a mente de uma garota, nunca saberemos o que se passa por lá. Só queria ressaltar aqui que, tem uma música cantada pela Isabella Taviani chamada Recado ao Tempo. Nessa letra ela menciona um cara que fala do seu amor para uma mulher, e ela o recusa, ele implora, não pede nada em troca e continua se humilhando pedindo o amor dela; e ela simplesmente ignora todo aquele sentimento e segue em frente. Ele fica com feridas abertas, sentimentos que o marcam, mas enfim, um belo dia o tempo passa e tudo nele cicatriza; e ela que seguia seu caminho, acorda e percebe que rejeitou um grande amor e percebeu o quanto foi cega, mas já era tarde, ele já não estava mais lá esperando por ela. Conclusão, um belo dia meu amigo vai cansar disso tudo, vai conhecer um novo amor, essas feridas que ela cisma em cutucar vão cicatrizar e ela vai acabar sozinha parada no vão; e eu simplesmente estou torcendo por isso, pois ele não merece esperar tanto por o amor de uma garota que parece inerte, que pega o amor dele e alimenta o ego dela. Simplesmente isso é falta de visão, se ela percebesse o quanto sentimento ele guarda por ela e deseja colocar pra fora, mas ela ainda continua cega. Cada vez mais eu continuo na minha dúvida, só não sei se ele vai esperar por ela muito tempo. Não vou aqui colocar as qualidades dele, pois vocês podem achar que estou querendo anunciar meu amigo pela net ou até mesmo vendê-lo (até que não seria uma má idéia), enquanto o mercado pra algumas anda escasso, reclamação da maioria das mulheres que vivem chorando as pitangas pelos cantos, para outras tudo anda bem e elas persistem em desprezar o amor de um cara apaixonado. Quando a minha amiga descompensada, desesperada atrás de um namorado, meu Deus nem quero pensar nela.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Um Cara Fora do Normal

Um Cara Fora do Normal 
Por Wanderley Nunes 

Desde que conheci esse menino 
Sempre notei que ele era especial 
Uma pessoa rara 
Com qualidades fora no normal. 

 Aos poucos fui entendendo 
Que ele era mais que especial 
Mais que fora do normal 
Ele era natural. 

Hoje paro e entendo
Porque depois de tanto tempo 
E uma amizade com tão pouco contato 
Sempre me lembro dele ao meu lado.

Menino aquele que hoje é um homem 
Que entra no coração do outros 
Sem pedir licença e sem aviso 
Quando vemos, já estamos invadidos. 

Ele é assim, 
Uma pessoa Natural 
Um amigo Especial 
Um cara fora do normal.



 Texto dedicado ao Cristiano.

domingo, 28 de novembro de 2010

Hoje Decidi Esquecer Você


Hoje Decidi Esquecer Você
Por Wanderley Nunes

Hoje decidi vim até você
Já não sabia mais o que fazer
Muitos sentimentos guardados
Muitos beijos sufocados.
Dentro do meu coração
Só a vontade de ter.

O tempo foi passando
Meu coração seguia sangrando
Meus olhos te procurando
Meu peito apelando
Meu corpo gritando,
Mas nada de você.

Hoje penso no quanto sofri
No quanto eu morri
Penso no quanto vivi
Penso no quando deixei de viver
No quanto sonhei com você
Sempre esperei por você.

Hoje não sei quem você é
Não sei o que você quer
Não sei o tamanho do meu querer
Não conheço mais o seu rosto
Já não me lembro das curvas do teu corpo
Já não sofro tanto, aquele amor está morto.

Hoje estou aqui
Pra te mostrar que sobrevivi
Pra te provar que hoje já sei sorrir
Não preciso mais esperar
Já não preciso mais te amar
Segue seu caminho e não olhe pra mim
Hoje decidi esquecer você.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Um cara apaixonado, uma vilã e uma desnorteada

Um cara apaixonado, uma vilã e uma desnorteada
Por Wanderley Nunes

Eu ultimamente tenho pensado muito, e geralmente quando isso acontece farpas vão ser distribuídas pra algum (a) infeliz, só que hoje não, a minha cutucada é nas mulheres em geral, o que anda acontecendo com elas?
Poderia ser até uma espécie de coincidência ou mesmo vocês me dizerem que, o que eu estou escrevendo é inspirado no programa que vem passando na Globo “Afinal o que querem as mulheres?”, mas não, nunca assisti a esse programa e particularmente eu prefiro “As Cariocas”.
Voltando ao nosso foco principal, eu ando muito curioso com o público feminino, não sei o que anda acontecendo, mas o personagem de hoje tem nome, endereço e identidade, só que ele não é o vilão e sim a vítima delas. Meus textos quase sempre são produzidos com uma boa dose de critica pra alguém, no qual o nome nem se quer é revelado, mas hoje sinto muito tenho que deixar o nome do inspirador desse texto aqui, seria desleal com quem me acompanha. Rafael.
Que tipo de viagem alucinógena anda passando o público feminino. Sinceramente, não sei mesmo. Esse meu amigo é um cara totalmente do bem, com boas intenções (nem tantas), enfim esperando por uma garota, que simplesmente faz de conta que não o enxerga e quando o enxerga, é só pra manter ele por perto. Crueldade isso.
Diabos, se ele fosse um vagabundo, daqueles garotos que ficam com uma e com outra, que não daria bola pra essa indivídua? Ela simplesmente estaria aos pés dele; e digo mais, apaixonada como uma moçinha de novela, só que ela segue a linha “não estou nem aí pra você” e ele não segue a linha nenhuma, está apaixonado, querendo colo, pedindo pra ela olhar pra ele, dar carinho, etc.
Diante disso eu penso: “Caracas a menina tá diante de um cara que quer dar amor a ela, e a idiota, burra fica jogando com ele.”
Outro dia eu estava conversando com uma amiga e ela me revela que estava muito carente e que precisava encontrar um cara legal. Pensei: “poderia apresentar os dois, mas não posso ainda. Ele esta afim da nossa vilã de plantão”. E mais nessa mesma conversa ele me fez outra revelação, a de que estava num shopping e viu dois caras se beijando em plena presença das pessoas, se beijavam sem o menor pudor. Resumo disso: ela me solta mais uma: “Wander, ainda existem homens? Estou preocupada com o que vem acontecendo com os homens, como faço pra saber se um homem é homem?” Confesso que quando ouvi isso acabei soltando uma gargalhada daquelas.
Voltamos ao nosso herói. Ah, detalhe, mencionei essa minha amiga só para vocês terem uma noção de como está à cabeça de algumas mulheres hoje. Eu fico ainda pensativo, esse meu amigo todo apaixonado ou pelos menos com intenções de dedicar um sentimento bom a essa vilã, e é deixado de lado hora sim e hora não. Minha amiga preocupada perguntando-se, e quando ela encontrar um homem qual a orientação sexual dele. Mas o fato é, quando elas encontram um homem de verdade fazem dele brinquedo, joga com os sentimentos dele. Continuo me perguntando, o que anda acontecendo com a classe feminina, claro que, não podemos generalizar, nem todas as mulheres são assim, mas dois exemplos básicos: uma vilã e uma desnorteada.
Poderia deixar isso aqui muito mais apimentado, mas fico por aqui indignado com essa garota que não enxerga um palmo a frente do nariz, com meu amigo que está sofrendo por amor.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vida

Vida
Eduardo Potiguar

Vida louca a do poeta,
Do artista de rua,
Do anônimo transeunte
Na madrugada.

Vida louca
Que passa tão rápido,
E quando se vê, já não se vê.
Sente-se o que já se foi
“Saudade”.

É tudo um sonho
Do que se viu no passado,
É um sentimento presente
Que aos poucos se vai.

São fragmentos,
Retalhos de colchas,
Conchas largadas
na beira da praia,
cuspidas pelo mar.

Não tem explicação
Nem deveria ter,
Se vir e vê
Já é para crer,
Porque viver não se explica,
Vive-se,
Eterno na mente,
Eternamente
Ou até onde puder.

domingo, 31 de outubro de 2010

Onde esse país vai parar?


Onde esse país vai parar?
Por Bruno Estrela Bessa


Tenho pena de gente que se acha a mais politizada de todas e ainda se refere a pessoas relacionadas à política como se fossem algum ídolo ou qualquer coisa parecida. O típico "fã surdo" que ignora as extremas desafinadas e considera os defeitos que as pessoas (ou até a imprensa) aponta como mera intriga da oposição. Mesmo quando no fundo no fundo elas sabem que são verdades.

Tenho medo das consequências da falta de discernimento da maioria da população brasileira. População que em Big Brother premia o cara mais filho da puta, população que já elegeu Collor, que vota no Tiririca, população que acha que o cara que trabalha tem que pagar imposto pra sustentar quem não trabalha nem nunca trabalhou. Como se quem recebesse esse dinheiro fosse quem realmente precisa. Essa terra é mesmo dos "espertos"! População que se faz de coitada, pois mesmo os que fizeram faculdade, que têm uma vida digna, se rotulam como pobres e apontam os outros nas mesmas condições (porém com opiniões diferentes) como gente que se acha milionária. População que fala mal do desonesto, mas não hesita em aproveitar uma oportunidade de se dar bem mesmo que prejudique outra ou outras pessoas. (Não se faça de patriota e diga q isso é mentira.. quem é brasileiro conhece o povo com que convive).

E o pior é saber que essas pessoas "super politizadas" a quem me referi se sentem superiores, mais informadas, mais dotadas de bom senso...Inclusive fazendo agressões diretas e pessoais a quem tem opinião diferente..

Já que é assim, toma que o filho é teu! Lavo minhas mãos.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Lembrança

Lembrança
Eduardo Potiguar


O beijo doce,
O doce,
A mesa posta,
O ultimo clipe da Paula,
A poesia,
O verso da Ana,
A sua alegria.
Hoje eu me lembrei de você.

O canto triste,
O suspiro de nostalgia,
E a nossa magia?
O por do sol no rio,
O Rio e sua folia,
Hoje eu me lembrei de você.

Os anos passando,
A saudade,
O lugar vazio,
O mundo e o desafio,
Mas hoje eu me lembrei de você.

Perdoa-me

Perdoa-me
Eduardo Potiguar

Esta é a minha dor.
Sinto muito, mas você não pode sentir isso,
Sinto muito, mas tudo é desejo meu.
As lágrimas e os medos
São meu universo
E isso me pertence.

Esta é a minha dor
E eu não vou compartilhar com você
Porque você não a merece,
Porque você não a construiu
E todos os arrependimentos são só para mim.

Perdoa-me quando
Você me deu o seu amor,
Mas eu estava tão descuidado
E não o aceitei.

Perdoa-me
Quando você abriu um sorriso
Mas eu preferi ficar com a tristeza
Dos meus sentimentos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Teu Sorriso

Teu Sorriso
Eduardo Potiguar

De tudo o que
Tenho para lembrar,
É do teu sorriso
Que mais sinto saudades.
Ele foi o reflexo
Das coisas vividas,
Do amor, do sexo e dos
Sentimentos compartilhados
E sendo assim,
Foi o ultimo sinal
De que foram momentos
Inesquecíveis.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Lembrança

Lembrança

Eduardo Potiguar


O beijo doce,
O doce,
A mesa posta,
O ultimo clipe da Paula,
A poesia,
O verso da Ana,
A sua alegria.
Hoje eu me lembrei de você.

O canto triste,
O suspiro de nostalgia,
E a nossa magia?
O por do sol no rio,
O Rio e sua folia,
Hoje eu me lembrei de você.

Os anos passando,
A saudade,
O lugar vazio,
O mundo e o desafio,
Mas hoje eu me lembrei de você .

sábado, 25 de setembro de 2010

Ele não está a fim de você

Ele não está a fim de você
Gabito Nunes


1. Caso você se enquadre em alguma afirmação abaixo, palavra de homem: ele não está a fim de você.

2. Se você acha este post generalista e taxativo demais, que as coisas não são bem assim, parabéns, você é mais esperta que todos os homens e todas as mulheres e todos os presidentes que escondem armas nucleares. Ou o mais tapado dos seres vivos. Recomendo que nem leia, apenas siga sua intuição e seu coração.

Ele diz que o trabalho tem ocupado muito do seu tempo.
Ele diz que traumas do passado o impedem de ficar comigo.
Ele diz que tem medo de se envolver.
Ele diz que não faz o tipo de cara que se apega.
Todos os nossos programas se resumem à cópula, invariavelmente.
Ele evita me apresentar à sua família ou me dizer onde mora.
Ele nunca me liga, ou faz algum tipo de contato comigo.
Quando está comigo ele fica demasiadamente calado e ele é nada tímido.
Ele não anda de mãos dadas comigo em público.
Ele fala sempre que gosta de mim, mas suas atitudes não condizem.
Ele diz que estamos atravessando fases de vida diferentes.
Ele diz que precisa ajeitar algumas coisas na vida antes de engatar um relacionamento.
Ele não abre mão de passar todo sábado à noite com os amigos dele.
Ele está indeciso entre eu e outra menina.
Ele diz que gosta de mim, mas que não sabe demonstrar esses sentimentos.
Ele nunca me chama no MSN e quando eu o chamo, não responde e diz estava fora.
Ele evita me ver quando estou menstruada.
Ele diz que não me merece, que eu sou boa demais pra ele.


"Se você acha este post generalista demais, parabéns, você é a mais esperta de todos ou o mais tapado dos seres vivos.”

Uma Mente Carente

Uma Mente Carente
Por Wanderley Nunes


Tenho pensado muito durante esses dias, aliás, eu detesto pensar, sempre que faço isso sai merda.
Continuando, tenho analisado algumas coisas e descobri que existem pessoas que tem duas, três e até quatro caras. E no meio dos meus pensamentos vem a seguinte pergunta: O que leva um ser humano a interpretar um personagem pra outra pessoa ou até pra si mesmo? O que leva uma pessoa contar ou até mesmo inventar histórias para várias pessoas de formas diferentes com o pretexto de que essas pessoas acabem se desentendendo? E mais, no final o moçinho é que saiu inventando as histórias e jogando uns contra os outros.
Eu sinto em dizer isso, mas tenho dedo podre pra algumas coisas, mas esse dedo podre me fez aprender muita coisa, uma delas foi a me aproximar do meu algoz e descobrir tudo dele, até mesmo como funciona sua mente doentia, e aos poucos deixar ele acreditar que domina e me conduz por um universo onde só imperam as suas mentiras.
Isso é cruel. Criar mentiras e as espalhar com intuito ver surgir desavenças, ódio, decepções, etc. Fazer com que, todos os envolvidos confiem e acreditem apenas nele, o moçinho “bonzinho” com cara de “bonitinho”, mas que não passa de um “diabinho” inventando e criando o seu “inferninho”. Tem pessoas que são assim infelizmente e não podemos correr delas, pois, elas demoram a deixar a máscara cair.
Escrevendo isso, me lembrei de duas personagens muito bem criadas pelos seus autores: a Flora (Patrícia Pillar) em A Favorita de João Emmanuel Carneiro, que era boazinha, confundiu todo mundo até ser revelado seu verdadeiro caráter; mas a que mais está se encaixando nesse texto é a Ivone (Letícia Sabatella) em Caminho das Indias de Glória Perez. Essa ultima era descaradamente uma psicopata, uma mente extremamente perigosa que armava várias situações, iludia, enganava, seduzia e conseguia tudo o que queria, sempre saia como a boazinha da história, a vítima. Nesse caso especifico do meu "personagem" não chega a ser uma Ivone da vida, mas parece que ele fez um cursinho com ela e desistiu na metade do caminho, pois se esqueceu de algumas aulas básicas, mesmo que esse meu “personagem” tente colocar uns contras os outros, ele se esqueceu de um detalhe, apenas um detalhe que ele parece não conhecer, aliás, nenhum psicopata conhece essa palavra: AMOR.
Quando duas pessoas se amam, seja amor de mãe, filho, irmãos, homem, mulher, amigos, não importa qual o tipo de amor, mas, quando ele existe, em algum momento as pessoas se aproximam guiadas por esse sentimento que ainda é puro e desconhecido da algumas mentes e esclarecem tudo, todos os mal entendidos, todas as histórias criadas, todas as fantasias forjadas, tudo é demolido.
Então aqui vai um aviso básico meu amigo ou minha amiga. Fique bem atento a quem te cerca e as coisas que te contam, mesmo que, elas pareçam ser mais verdadeiras possíveis, pois elas podem ser apenas histórias criadas por uma mente doente ou até mesmo por uma mente carente.
Não vamos aqui destruir meu “personagem”, ele pode simplesmente sofrer de uma carência extrema que, chega ao ponto de querer a amizade daquela pessoa só pra si. Só que isso não justifica nenhum dos seus erros.

Jay Vaquer - Boys Don't Cry

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Rota de Colisão

Rota de Colisão
Eduardo Potiguar

Tudo escuro nesse túnel
Sem saída, sem ar,
Numa rota de colisão.

E dentro de mim
Tudo se consome,
Um vazio, uma dor,
Um lamento.

A culpa de não ser,
De não poder e desejar,
E agora só resta
Fingir, se iludir
E aos poucos se matar.

domingo, 8 de agosto de 2010

Hoje Me Fez Lembrar Você

Hoje Me Fez Lembrar Você
( Dedicado à Wander )


Hoje ao amanhecer, me fez lembrar você

Hoje na inspiração, me fez lembrar você

Hoje na mais bela canção, me fez lembrar você

Hoje a música que tocou no rádio, me fez lembrar você

Hoje ao rever minhas velhas fotos, me fez lembrar você

Hoje ao admirar meu “Audi A4 Prata”, me fez lembrar você

Hoje ao lembrar de você pude perceber, que jamais poderei lhe esquecer



Liliam Chapela


P.S.: Estou muito, mas muito feliz mesmo de minha amiga ter escrito esse poema pra mim, nem sei se mereço, mas fiquei muito feliz.

domingo, 11 de julho de 2010

Hoje Eu Quero Falar...


Hoje Eu Quero Falar...
Por Wanderley Nunes

Eu fico aqui com os meus “botões” fico pensando: sou um bom ouvinte, sou compreensivo (compreendo até as coisas mais incompreensíveis), sou conselheiro (aconselho até o que não sei aconselhar), sei apaziguar alguém que está desesperado, mas por que quando o assunto sou eu, ninguém quer me escutar?
Quem estiver lendo este texto pode achar: “Nossa como ele é convencido!”. Posso lhes garantir que não sou. Só que, o que mais me surpreende é quando eu preciso falar, quando eu preciso definitivamente desabafar, ninguém aparece por perto, e quando aparecem, começam a me ouvir, mas na primeira pausa que eu faço para respirar arrastam a conversa para elas e para os seus problemas, e lá vou eu mais uma vez insistir no mesmo erro. Ouço, aconselho, entendo e não sou entendido.
Será que as pessoas se esquecem de que eu sou humano? Será que elas não percebem que dentro do meu peito tem sentimentos, tem sofrimentos como qualquer ser normal. Desculpas, mas eu não tenho vocação para ser super-herói por 24 horas, até mesmo o Clark Kent tem seu momento humano.
Pombas! (nossa essa é do tempo da minha avó) Eu só quero às vezes poder ser ouvido, poder dizer as mesmas coisas que eu digo quando as pessoas me contam algum tipo de problema pelo qual está passando. Isso parece impossível para as outras pessoas, não sei se, é total falta de atenção ou se assustar em sabe que aquele rapaz que sempre ouve, fala, calmo, sereno também tem problemas como qualquer outra pessoa e que ele precisa ser ouvido. Ou talvez pensem que os problemas delas tem mais peso do que os meus. É nessa hora que tenho medo de está sendo egoísta e colocando os meus problemas na frente, deixando as pessoas de lado, mas o complicado é que eu estou sempre ali, pronto pra ouvir, custa um dia me ouvir? Sei lá, vai entender.
Ah! Enfim não vou ficar tentando entender as pessoas que não sabem ouvir o próximo.
Só sei que hoje eu quero falar...

Procurei Um Caís

Procurei Um Caís
Wanderley Nunes

Hoje eu procurei um caís
Não encontrei nada demais
Vazio
Frio

Hoje procurei um porto
Encontrei incompreensão
Falta de atenção

Hoje eu procurei um ombro amigo
Fui taxado de chato
Me senti chato
Segui meu caminho acabado

Hoje eu poderia procurar muitas coisas
Mas nada eu queria
Só alguém pra me ouvir
Conversar
Dar risada

Que pena não encontrei
Da net nada sei
Não conheço ninguém
Só letras que formam palavras
Que formam frases
Que tem um sentido

Mas quem é na verdade meu amigo?
Meu caís, meu porto seguro.
Um monitor frio e sem sentimentos.
Não quero mais ninguém pra me tirar desse tormento.

Cotidiano de Um Quase Amor

Cotidiano de Um Quase Amor
Wanderley Nunes

Já não sei mais onde você termina e eu começo
Já não sei mais se o meu desejo me pertence
Ou te pertence
Onde terminamos?
Onde começamos?
Onde paramos?
Que parte da nossa história vai ser publicada
Que parte da nossa intimidade vai ser resguardada
Que cena da minha existência você entrou
Você me roubou e nem mesmo me avisou
Sou seu ou sou meu?
Sou?
Percebo que nossas coisas já não tem mais sentido separadas
Sinto que nossas vidas não combinam mais desligadas
Na história não conjugamos mais o verbo separação
Seria até uma maldição
Não te ver
Não te ter
Não te sentir
Não existir
Mas o que mais me deixa confuso
É esse quase amor
Que mais parece um absurdo.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

domingo, 27 de junho de 2010

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Carta do Adeus


Carta do Adeus
Diene Seixas & Wanderley Nunes


Vejo tantas coisas, lembro de cada uma. São tantas palavras não ditas, tantos sentimentos sufocados, tantos gritos silenciados... desejo morto aos poucos. E eu me perguntava aonde vou te encontrar, quando vou te deixar entrar e percebo que essas respostas hoje já não me importam, pois minha vontade, absoluta, é te deixar de fora. Desculpa, mas a minha vida não está aberta à visitação pública e entram apenas restritos convidados.

Sinto muito, mas você perdeu sua vez, deixou o tempo passar, sufocou o meu tempo de te amar. Os caminhos são outros, os desejos são novos e junto vem um novo rosto, uma nova voz, um novo cheiro de pele, ou não! Não estou te substituindo, apenas te excluindo. Já não consigo mais lembrar e muito menos pensar em você e quando, por motivos que não saberei explicar, acontece, minha reação é inconsciente, mas chega a ser física: náusea.

Quis viver esse amor, mas você simplesmente o atolou na lama do esquecimento. Lá você irá permanecer e não chegará a ser nem mesmo uma lembrança, nem doce e nem amarga. Só sei te dizer que seu tempo passou, seu convite expirou, o seu rancor que me maltratou é sua única companhia. Ame-o! O meu amor, por ser único e maduro, percebeu que já era hora de dizer adeus.

Desculpa mais uma vez, mas me esqueça, suma, não me faça te querer mal, só não te quero perto de mim. A nossa história, resumida nesse seu olhar, é como uma cicatriz que meu coração carrega. Essa cicatriz para mim é um troféu, representa a vitória de uma guerra que foi travada. Doeu, mas não dói mais.

Adeus, desculpa e obrigado, hoje claramente percebo que estar sem você é o melhor que me poderia acontecer.

Ventos e Sonhos

Ventos e Sonhos
Eduardo Potiguar


Esse é meu mundo João!
Feito de ventos e sonhos,
Não sabe ainda por quê?
Eu tenho sonhos João,
Mas os ventos
Levam-nos para longe.

Porém eu sou valente,
Digo até que persistente e
Jamais vou me entregar.

Continuo sonhando todo dia,
Todo santo dia,
Mesmo com os ventos a soprarem.

Amanhã pegarei a jangada
E me lançarei ao mar, vento soprando,
Vela aprumada,
Rumo ao meu sonho em alto mar.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O IDIOTA E A MOEDA

O IDIOTA E A MOEDA
Arnaldo Jabor



Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.

Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 RÉIS e outra menor de 2.000 RÉIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.

- Eu sei, respondeu o tolo. "Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda”.

Podem-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.

A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.

Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos.

O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.


Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação.

Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam... é problema deles.

domingo, 23 de maio de 2010

Obra Mediunica Psicografada


Obra Mediunica Psicografada
Ligia Neves

Paris, 24 de Outubro de 1858.
Querida Amiga Madeleine,

Logo que acordei pela manha, tive a impressão de estarmos juntas novamente.
A saudade logo veio a apertar-me o coração com grande desejo de vê-la, de relembrarmos momentos felizes que passamos juntas; momentos esses presentes em minha memória com eterna descrição.
Posso lembrar-me do jardim onde nossa infância e nossa adolescência permanecem como um álbum de família em minha memória.
Posso tambem inalar o perfume das flores que faziam parte de nossas brincadeiras infantis, onde decorávamos nossas vestimentas e nossos cabelos como se fossem um grandioso jardim.
Como posso esquecer-me das nossas diferenças, onde eu sempre mais acanhada me corava logo com tamanho atrevimento ao sairmos ao bosque; você sempre com tanta alegria e espontaneidade despia-se facilmente ao adentrar-se no pequeno lago próximo a Colina.
Como não lembrar das noites que quando não podíamos estar compartilhando juntas contando as estrelas, sabia o que você certamente estava a pensar e vice-versa.
Ah! Querida Amiga Madeleine, como me esquecer dos doces encantos que você despertava a todos, com sua coragem, determinação, sensibilidade e confiança.
Sempre lhe admirei por essas tantas habilidades, pois que muito quisera atribuir-me esses predicados e com tamanha surpresa você sempre me dizia que cada um era como deveria ser, com seus erros e tantos outros predicados.
Tamanha era Nossa Amizade, que espelhava-me no seu ser, procurava agradar-lhe dizendo sempre tamanha admiração que sentia por ti.
Nossas vidas foram separadas se assim posso dizer, desde que despertamos pela primeira vez o interesse por um mesmo objetivo, no qual terrível sofrimento nos arrebatou.
Desde então, nossas vidas foram tragicamente apunhaladas pelo destino, se assim posso descrever.
Minha Grandiosa Amiga, nunca poderíamos imaginar um dia tamanha artimanha da vida; por as nossas vidas tomarem rumos por demais tortuosos,onde meu coração clamava por vingança e por onde eu andei derramei lagrimas de sangue eternas pelo remorso.
Como poderia imaginar que nossos corações fossem clamar pelos olhos do mesmo rapaz, e quando a disputa foi longínqua demais, segui meu caminho para que o seu se abrisse ao longo do horizonte.
Não quis mais espelhar- me em você, deixei de contar as estrelas e de vez tentei por tempos não mais relembrar de nossa infância, nossa adolescência, enfim, nossas vidas.
Hoje comigo trago a tristeza contida no meu semblante sofrido.
A minha vida não foi tracejada com tais regalias que a sua foi presenteada.
Minha vida me passa como lances repentinos contidos em minha memória.
E com lagrimas e com um grandioso aperto em meu coração que tenho remorso por não ter ido ao seu encontro quando você mais zelo necessitava.
Tamanha minha revolta me fez repudiar tamanha ingratidão.
E hoje Minha Amiga, necessito de cuidados, cuidados esses que um dia você clamou por mim, negando- me a atende-la, deixando que meu coração machucado se fechasse perante ti.
E com tamanha amargura que me vejo nesse leito, mas e com muito Amor que assim lhe escrevo.
Peco te desculpas por não ter te assistido, imploro perdão por deixar que meus sentimentos tivessem tal importância que acabasse sendo maior que A Nossa Amizade.
Mas e com muita esperança e plena convicção que em qualquer lugar que você esteja,nossos corações estarão sempre unidos pela Marca de Uma Grande Amizade.

Com Carinho,
Catherine

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Amizade ou Amor?


Amizade ou Amor?
Wanderley Nunes


Sinto que te amo
Sei que te chamo
Não estou aqui por engano.

Não reclamo desse amor
Não o escondo mais de mim
Quero você mais que a mim.

Não sei se sou amigo
Não sei se sou seu pior inimigo
Mas sei que você é meu abrigo.

Te amo e sempre te quis
Quero ver você feliz
Mesmo que eu seja infeliz.

Só quero ser feliz
Sei que você é meu caminho
Insisto em seguir sozinho.

Negando esse amor
Tentando não sentir rancor
Na esperança de uma chance.

Na espera de um relance
Na dúvida que me assola a alma
É amizade ou amor?

Preciso


Preciso
Wanderley Nunes
(Poema inspirado numa conversa com Ligia Neves)

Preciso de um poema que saia de dentro da alma
Preciso de um poema que fale de um amor com calma
Preciso de um poema que fale de um amor virtual
Preciso de um poema que fale de um amor casual.

Preciso de você presente
Preciso te ter aqui
Preciso de te amar assim
Preciso de um sentimento sem igual.

Preciso não olhar mais pro oceano
Preciso não pensar na distância que nos separa
Preciso não te ter apenas nas minhas fantasias
Preciso não te ter mais no mundo dos meus sonhos.

Preciso não te amar mais só pela escrita
Preciso te amar pela palavra dita
Preciso te ter de corpo e alma
Preciso não precisar te buscar nos meus pensamentos.

Preciso não analisar o que vai no meu interior
Preciso não lembrar que meu coração sente dor
Preciso não lembrar do contato da pele, cheiro, carne
Preciso não lembrar que minha alma arde.

Preciso te dizer uma coisa que eu sei
Preciso ter essa amizade para todo sempre
Preciso te dizer que o carinho já se faz presente
Preciso entender que algum dia o amor pode acontecer.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

DEPOIS DA FAMA


DEPOIS DA FAMA
Eduardo Potiguar

Como você acha que vai ser
e o que vai acontecer quando
eu for importante?

Vou te negar o acesso,
A minha foto tem preço,
E meu autografo não vai
Num pedaço de papel!!!

Você bancou minha fama,
Agora fique na lama,
Porque eu tenho o poder!

E não adianta chorar,
Eu vou te esnobar, pois
Não existe ídolo bonzinho,
Todos querem é seu dinheirinho
E ir pro castelo de CARAS de
Jatinho só pra poder ostentar.

Eu não era assim, já fui tímido
E desconhecido, mas minha sorte
Mudou pelo destino e hoje
Encontro-me aqui cercado de Luzes
E glória a espera da minha Próxima
Trama, para faturar um pouquinho mais.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

O Paraíso Aqui




O Paraíso Aqui
Autor: AFS
Poema dedicado a Ligia Neves


Paraiso na Terra pode até não existir,
Mas eu teimo em insistir,
Não só no falar mas no agir,
Até meu Anjo eu descobrir.

Descobrir um anjo que me seja tão humano,
Que esteja sempre comigo e não me dê o cano,
Que tenha da vida pro futuro um plano,
Mas que seja sensivel como um toque de piano!

Delicada como a harpa ao tocar,
Sendo sempre sincera ao falar,
Que me critique quando eu exagerar,
Mas diga de verdade, se me amar!

Construa assim comigo na Terra o Paraiso,
Me entenda quando eu estiver liso,
Que tenha e que me faça perder o juizo,
Disposta a ser, enfim, meu chão onde eu piso!


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aconteceu

Aconteceu
Eduardo Potiguar

Aconteceu!
Pegou-me de surpresa,
Enrubesceu,
Deixou-me sem jeito
Esse jeito seu,
Devagarzinho foi se chegando
Procurando um canto
Ao lado meu.

Aconteceu!
Lembro-me o tempo todo,
Se não é seu...
Onde estou? Quem sou eu?
Então vou criando, fantasiando,
Vou aguardando o que não é meu.
E de repente já me perguntam...
O que está esperando tanto?
E prontamente eu lhes respondo...
Ansiosamente outro beijo seu.

domingo, 25 de abril de 2010

Apenas Timidez


Apenas Timidez
Kid Abelha
Composição: Paula Toller/ George Israel


Eu sei que eu poderia estar falando alto ou gritando
Soltando a minha voz aguda e rouca pelo ar
E sei que poderia agora estar cantando Mostrando a todos como é bela a minha dor

Confesso entretanto que sou incapaz
De anunciar assim o que eu sinto
Prefiro esperar sozinho por você
Pois só você entende o que eu digo

Eu bem que poderia freqüentar todos os bares
Tentando exorcizar um pouco o que sofri
Andar de mesa em mesa
Tropeçando e bebendo
Chorando e contando a minha triste estória
A quem quisesse ouvir

Confesso entretanto que sou incapaz
De jogar fora assim as minhas lágrimas
Prefiro dormir sozinho no quarto
Talvez eu esteja bem melhor ao acordar

Não pense que é covardia
É apenas timidez
Só me serve a sua companhia

Eu sei que eu poderia estar vivendo um romance
Escrevendo a cada dia uma página da minha futura biografia
E até que poderia também tentar um suicídio
E assim saciar a sede de sangue da humanidade

Confesso entretanto que sou incapaz
De exibir assim minhas marcas nos jornais
Prefiro deixar o tempo passar
Quebrando uns pratos até você chegar

Não pense que é covardia
É apenas timidez
Só me serve a sua companhia

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Olhar Fixo É Estar Longe

OLHAR FIXO É ESTAR LONGE

do livro "O Amor Esquece de Começar"
Fabrício Carpinejar

O que as mulheres pensam; não há como dizer o que as mulheres pensam. Posso dizer o que a minha mulher pensa, e ainda assim correr o risco de pensar por ela. Pensar por ela não é desejar com ela.

As mulheres não são uma única mulher. As mulheres amadurecem conforme a intensidade da descoberta. Cada infância será uma velhice diferente; cada adolescência, uma revolta diferente. Cada paixão conduzirá a boca a abrir de um lado. Cada ventre exigirá uma dilatação distinta. Cada cheiro mudará a palavra.

A mulher não procura ter tempo para cuidar do tempo, procura o tempo para consumi-lo. O que fazer com o tempo que não foi gasto? O tempo perderá o valor se não for utilizado.

O homem que fala para todas as mulheres não fala para nenhuma. A impessoalidade é superficial como o inferno. É um erro repetir a mãe na esposa, repetir a esposa na amante, repetir a filha na neta, repetir amores como se não existisse diferença. A vida é confronto, não se conforma com tréguas.

Uma mulher não suporta a idéia de ser igual a todas; ninguém suportaria. As mulheres não são unânimes; são discordantes entre si.

Quantos idiomas morreram pela crença de que as mulheres são uma única mulher?

Uma mulher é porta onde se via parede, é vidro onde se via espelho. Assemelha-se a um livro líquido. Não há como emprestar ou guardar. As páginas mudam de inopino sua numeração. Não há como fixá-las e marcar os parágrafos. É para ler tudo no momento, pois amanhã será outro livro e autora. Não se lê a água; a água escreverá sobre as mãos. A corrente fria e a quente se alternam, as estações se provocam e se completam.

Ainda não se compreendeu que o mundo não é separado por classes e gêneros. O mundo é misturado para que o detalhe se imponha. Nem tudo pode ser dividido entre banheiro feminino e banheiro masculino. Não existe conversa de mulher ou papo de homem. O fogo não pergunta o sexo para alumiar, a árvore não pergunta o sexo para dar sombra, o mar não pergunta o sexo para correr.

A mulher só é estrangeira com o homem dentro dela.

Toda Manhã

Poema lido por Ana Carolina em um Show:
TODA MANHÃ
do livro "O Amor Esquece de Começar"
Fabrício Carpinejar

A você, que tem um porta-retrato do filho ao lado do computador, com folhas atoladas na segunda gaveta, que não acredita em nada mais para não forçar a esperança a acreditar em você, que entrou neste livro talvez por acidente ou por curiosidade, que mal passou os olhos pela primeira linha e viu que não era com você, peço que fique mais um pouco para descobrir realmente que não é com você. Nada disso é com você; e tudo pode vir a ser. É com você, que nunca está satisfeita com a altura da cadeira, mas também não sabe como girar a manivela, que diminui os passos para escutar o bambu plagiando a chuva, que falo.

A você, que gostaria de ser mais percebida, mais elogiada, mais viva, que ninguém nota o vestido novo, o cabelo cortado, que chega ao trabalho pensando que causará outra impressão, e o espaço vai repetindo o dia anterior.

A você, que cuidou dos irmãos pequenos, que comprava cigarro para o pai e leite para a mãe, que teve que pular a janela para sair com os amigos.

A você que não está satisfeita com o emprego, com os hábitos, com o número das calças, com o guarda-roupa, com o guarda-chuva, que espera as próximas férias como um domingo prolongado, que gostaria de dormir mais e ser penteada pelo vento antes de acordar.


A você, cheia de expectativas, que se diplomou e pensou que tudo estaria resolvido, que se casou e pensou que tudo então estava pronto, que teve um filho e pensou que tudo estava chegando. Não a conheço, muito menos sei o que lhe aconteceu na infância, qual foi o primeiro namorado, a primeira transa, o primeiro choque, o primeiro porre, o primeiro do primeiro amor, o primeiro do último amor; é justamente a você que começo a escrever dentro de sua desistência.

A você, que nunca pensou que o riso também precisa de aquecimento para não se machucar em rugas, que deseja ler de manhã e viver o que se lê de tarde, e que não lê de manhã e nem vive de tarde, e sobra a noite para fazer de noite.


A você, que é uma promessa de cheiro, de chá, que coloca perfume nos pulsos e no pescoço, que tem receio de chorar onde não se chora, de falar o que não se deveria, que se controla e se autocensura para não se entregar.

A você, que passou a vida a disciplinar o desespero, que segura a bolsa perto do quadril, que é suave para olhar de canto.


A você, que está aqui e não se resolve, porque não é aqui que está, mas dentro daquilo que procura. Alguns procuram um endereço; outros, um sentido.

A você, que escuta o sangue e não entende.


A você, que quer explicações para não se contentar com relatórios, para não se apaziguar em brincadeiras, que não usa relógio para não ser infiel à aliança, que repara as laranjas germinando abelhas na hora do almoço.

A você, que não duvida ao assinar o nome, mas troca invariavelmente a data.


A você, que em toda manhã regressa de seu mais fundo e ninguém repara o seu esforço para subir à superfície.

A você, que parece sombra quando a água passa, que parece água quando a sombra senta; a você quero dizer: eu desapareço em você.

quarta-feira, 24 de março de 2010

A Idade e A Loba


A Idade e a Loba

Wanderley Nunes

Loba sem maldade
Que não esconde a idade
Que vive intensamente
Que me dar carinho
Que me deixa doente.

Loba que uiva no cio
Que se banha nua no rio
Que me tira o frio
Que me deixa em chamas
Que me faz perder a noção,
E o tempo em cima de uma cama.

Loba que me chama
Que me cerca
Que me aperta, me espreme
Que me joga contra a parede
Que arranca minha roupa
Que me deixa confuso
Ela é a outra?

Loba, quero descobrir teus segredos
Não quero ser só seu brinquedo
Seu passatempo, mas sinto
Que estou perdido no vento.

Loba que me faz sentir menos só
Que me tira a sensação de ser pó
Que me trás a vida com seu sorriso
Que me traz a felicidade com sua gargalhada.
Mulher sem idade
Com identidade
Livre de preconceitos.

Loba que sabe o que quer
Nos seus desejos mais íntimos
Ela só quer viver o esplendor
Sem amargura e sem dor
Ela quer apenas ser mulher.
,
,
OBS: Dedicado a Cristina Reis

Sou Como Você Me Vê

Sou como você me vê.


"Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania.
Depende de quando e como você me vê passar."
"A inteligência sem amor, faz-te perverso.
A justiça sem amor, faz-te implacável.
A diplomacia sem amor, faz-te hipócrita.
O êxito sem amor, faz-te arrogante.
A riqueza sem amor, faz-te avarento.
A docilidade sem amor, faz-te servil.
A pobreza sem amor, faz-te orgulhoso.
A beleza sem amor, faz-te ridículo.
A autoridade sem amor, faz-te tirano.
O trabalho sem amor, faz-te escravo.
A simplicidade sem amor, deprecia-te.
A lei sem amor, escraviza-te.
A política sem amor, deixa-te egoísta.
A vida sem AMOR... não tem sentido!"

Quem Sou Eu?

QUEM SOU EU?

"Não posso falar quem sou usando apenas uma palavra Nem mesmo uma única frase As palavras que expressam quem sou não cabem neste espaço Não sou nada Mas ao mesmo tempo um monte de coisas. Sou um pouco de alegria misturado com tristezas Sou um pouco de dor Um pouco de solidão Sou um pouco do que os meus amigos me ensinaram a ser O pouco do que os meus inimigos me fizeram aprender Um pouco da minha família Um pouco de religião Ódio Amor Paixão Sou um pedaço de mágoa e uma medida de perdão Sou uma pessoa comum Como qualquer outra Simples Porém com porções diferentes Mostro meu sorriso quando é preciso sorrir Mas... Também choro nos momentos em que precisar. Eu sou o que eu penso Eu sou mais um ser mortal Eu sou humano o bastante para errar e ter duvidas sobre o que eu sou e sobre o que eu quero ser Mas também sou humano o bastante para tentar sempre reconhecer e corrigir os meus erros Eu sou esforçado o bastante pra vencer qualquer desafio E quieto o bastante para que não me desafiem Eu sou mais um na multidão Eu sou o que eu sou Eu sou o que eu quero ser Eu Sou feliz por eu ser eu mesmo Eu sou feliz por estar vivo E continuar vivendo Eu sou feliz por sonhar Pelo que eu quero alcançar Eu sou feliz por alcançar E continuar a sonhar Eu sou o que sou Eu sou o que eu quero ser Eu sou o que eu penso...”

sexta-feira, 12 de março de 2010

Percepções


Percepções
Eduardo Potiguar


Eu me assusto quando vejo essa cara de menina,
Esses seios de mulher,
Essa mente adulta.

Eu me assusto com a inocência dos seus atos,
Com a maturidade da sua fala,
Com o desvaneio dos seus poemas.

Eu me assusto quando não vejo que o tempo passou,
E me sobressalto com essa minha meia idade,
E com as reclamações do meu corpo.

Eu me assusto com o espelho,
Quando olho e não me vejo,
Ou quando olho e vejo um
Outro homem que ainda
Ontem eu não fui.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Só Tu

Só tu

Paulo Setubal

,

Dos lábios que me beijaram,

Dos braços que me abraçaram

Já não me lembro, nem sei...

São tantas as que me amaram!

São tantas as que eu amei!

Mas tu - que rude contraste!

Tu, que jamais me beijaste,

Tu, que jamais abracei,

Só tu, nesta alma, ficaste,

De todas as que eu amei.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

De Repente 30 & Dois


De Repente 30 & Dois
Wanderley Nunes

Ontem era um,
Hoje são dois,
Amanhã serão três,
E a máquina o tempo não perde a vez.

Ontem era frio,
Hoje estamos no verão,
Amanhã janeiro chega ao fim,
Logo chegará uma nova estação.

Ontem eu lia livros e os poemas do Potiguar,
Hoje os poemas se misturam e me levam,
Amanhã eu ouvirei a Ana os declamar.

Ontem eu assistia filmes,
Hoje assisto shows,
Amanhã quero ver o Sanz Cantar.

Ontem eu pensava que o tempo não passava,
Hoje vejo que ele voa,
Amanhã não quero olhar para trás e ver que foi tudo atôa.

Ontem era o "De Repente" que me assustava,
Hoje tudo é normal,
Amanhã será mais natural.

Ontem o "De Repente" era trinta,
Hoje é trinta e um,
Amanhã será trinta e dois,
O resto fica pra depois.

Paz


Paz
Eduardo Potiguar

Chega de brigas!
De noites mal dormidas
De palavras soltas à deriva
Vomitadas em pleno furor da ira.

Chega de rodeios!
Pare de pegar versos alheios
Para justificar uma atitude impensada
E deixe de tentar me iludir com sua
Benevolência fingida.

Chega de todo esse teatro!
Dessa fala dissimulada,
Desse gesto desde ontem ensaiado,
Pois de ti não quero nada mais,
Não quero rancor nem amor
Eu só preciso de paz.

S.O.S.

S.O.S.
Eduardo Potiguar

Salva-te!
Salva-me!
Ainda resta um pouco de tempo.
Controla-te!
Controla-me!
Deixa-me viver e lhe dar vida.
A poucos cabem essa decisão
E muitos dela dependerão.
Mudança!
Consciência!
Antes que tudo chegue rápido ao fim.

A Sua Maneira


A Sua Maneira
Wanderley Nunes

Te amei a sua maneira.
Te quis a sua maneira.
Fui eu a sua maneira.
Senti a sua maneira.
Vivi a sua maneira.
Chorei a sua maneira.
Esperei a sua maneira.
Fiquei sozinho a sua maneira.
Fui abandonado a sua maneira.
Fui esquecido a sua maneira.
Sofri a sua maneira.
Esqueci a sua maneira.
"Sobrevivi" a sua maneira.
Não consigo mais amar a sua maneira.
Não me queira mal só porque hoje eu sou feliz
A minha maneira e não mais a sua.

Mais Que a Mim


Mais Que a Mim

Ana Carolina

,

Ouvi dizer que você tá bem
Que já tem um outro alguém
Encontrei moedas pelo chão
Mas não vi ninguém pra me abraçar, me dar a mão

Eu chorei sem disfarçar
Quando vi seu carro passar
Vi todo amor que em mim ainda não passou
Eu já não sei bem aonde vou, mas agora eu vou

Tentei falar mas você não soube ouvir tente admitir
Tentei voltar e pude ver o quanto errei
Te amei mais que a mim
Ah, bem mais que a mim, mais que a mim

Ouvi dizer que você tá bem
Que já tem um outro alguém
Encontrei moedas pelo chão
Mas não vi ninguém pra me abraçar, me dar a mão

Eu chorei sem disfarçar
Quando vi seu carro passar
Vi todo amor que em mim ainda não passou
Eu já não sei bem aonde vou, mas agora eu vou

Tentei falar mas você não soube ouvir tente admitir
Tentei voltar e pude ver o quanto errei
Te amei mais que a mim
Ah, bem mais que a mim, mais que a mim.

domingo, 20 de dezembro de 2009

LEMBRANÇA

LEMBRANÇA
Eduardo Potiguar


Hoje eu lembrei de você,
Essa semana foi o seu aniversário,
Mês passado o nosso último encontro,
Lembrei das flores que lhe enviei no verão que passou,
Da nossa música que sempre tocava no meu cd,
Das noites inteiras acordadas fazendo amor,
Do sabor do seu beijo em minha boca,
Do seu olhar me pedindo perdão,
Dos nossos sorrisos e nossas lágrimas,
Hoje ao recordar tudo isso eu descobri
Que você agora é somente lembrança.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

DICAS DE REGINA BRETT DE 90 ANOS...

DICAS DE REGINA BRETT DE 90 ANOS...

ESCRITO POR REGINA BRETT, 90 ANOS, CLEAVELAND, OHIO.

"Para celebrar o envelhecer, uma vez eu escrevi 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais requisitada que eu já escrevi. Meu taxímetro chegou aos 90 em agosto, então, aqui está a coluna, mais uma vez:

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.
2. Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo.
3. A vida é muito curta para perdermos tempo odiando alguém.
4. Seu trabalho não vai cuidar de você quando você adoecer. Seus amigos e seus pais vão. Mantenha contato.
5. Pague suas faturas de cartão de crédito todo mês.
6. Você não tem que vencer todo argumento. Concorde para discordar.
7. Chore com alguém. É mais curador do que chorar sozinho.
8. Está tudo bem em ficar bravo com Deus. Ele agüenta.
9. Poupe para a aposentadoria, começando com seu primeiro salário.
10. Quando se trata de chocolate, resistência é em vão.
11. Sele a paz com seu passado, para que ele não estrague seu presente.
12. Está tudo bem em seus filhos te verem chorar.
13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que se trata a jornada deles.
14. Se um relacionamento tem que ser um segredo, você não deveria estar nele.
15 Tudo pode mudar num piscar de olhos; mas não se preocupe, Deus nunca pisca.
16. Respire bem fundo. Isso acalma a mente.
17. Se desfaça de tudo que não é útil, bonito e prazeroso.
18. O que não te mata, realmente te torna mais forte.
19. Nunca é tarde demais para se ter uma infância feliz. Mas a segunda só depende de você e mais ninguém.
20. Quando se trata de ir atrás do que você ama na vida, não aceite "não" como resposta.
21. Acenda velas, coloque os lençóis bonitos, use a lingerie elegante. Não guarde para uma ocasião especial. Hoje é especial.
22. Se prepare bastante; depois, se deixe levar pela maré...
23. Seja excêntrico agora, não espere ficar velho para usar roxo.
24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.
25. Ninguém é responsável pela sua felicidade, além de você.
26. Encare cada "chamado" desastre com essas palavras: Em cinco anos, vai importar?
27. Sempre escolha a vida.
28. Perdoe tudo de todos.
29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.
30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo.
31. Indepedentemente de a situação ser boa ou ruim, irá mudar.
32. Não se leve tão a sério. Ninguém mais leva...
33. Acredite em milagres.
34. Deus te ama por causa de quem Ele é, não pelo que você fez ou deixou de fazer.
35. Não faça auditoria de sua vida. Apareça e faça o melhor dela agora.
36. Envelhecer é melhor do que morrer jovem.
37. Seus filhos só têm uma infância.
38. Tudo o que realmente importa, no final, é que você amou.
39. Vá para a rua todo dia. Milagres estão esperando em todos os lugares.
40. Se todos jogássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos os de todo mundo, pegaríamos os nossos de volta.
41. Inveja é perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.
42. O melhor está por vir.
43. Não importa como você se sinta, levante, se vista e apareça.
44. Produza.
45. A vida não vem embrulhada em um laço, mas ainda é um presente "

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Meu Deserto

Meu Deserto
Eduardo Potiguar

Queria achar o ponto de exclamação,
Queria achar o meu chão.
Porém tudo que encontro são interrogações
E em meio as canções eu penso,
Aonde está o amor? onde está o meu amor?
Se estou seco como árvore da caatinga no verão,
Se estou árido como o deserto em qualquer
Das estações, sendo também à noite
Quando o sol se esconde que emano
A frieza quem vem do meu sangue.
Mas não perdi a esperança de encontrar
Dentro de mim o Oásis que irá matar
Minha sede e que trará de volta a vida que outrora
Brilhou dentro de mim.

domingo, 6 de dezembro de 2009

sábado, 5 de dezembro de 2009

A Dor de te amar (Distância)



A Dor de te Amar (Distância)

Wanderley Nunes

,

Um dia você disse que ia embora pra nunca mais voltar

É triste essa dor de sempre te amar

Me invade e me faz sofrer

Feriu meu coração não deu pra evitar

Levou consigo a minha paixão

É triste essa dor que me faz perder o chão

Por mais que estejas longe sei que está em mim

Penso demais sinto o seu respirar e vejo você aqui

A distância não pôde dividir dois corações e um amor sem fim

Será que você ainda pensa em mim

Com a mesma intensidade que penso em ti

Será que sofre como eu

Se afasta e fecha os olhos pra sonhar

Chora de tanta saudade e pra mim quer voltar

Acabar com a solidão que vive a nos rodear

Olho mil fotos e vejo sua imagem

Do seu lado apareço meio tímido

Mergulho nos meus sonhos e sinto aqui

Não sei quantas vezes vou me lembrar

Da notícia de que você ia partir

E longe ia morar me deixando numa solidão sem fim

Será que você ainda pensa em mim

Ou está se divertindo tentando me esquecer

Sei que um dia no meio de tanta correria

Nossos caminhos irão novamente se cruzar

E notaremos que é impossível separar um coração em dois

Eu sei que vou te amar e seguirei esperando

O dia em que pros meus braços você vai voltar

A solidão não conseguiu nos separar

Um amor tão forte assim precisa de muito pra acabar.